Pensamentos

Penso naquilo que quero, naquilo que sonho, naquilo que sou ... "e a grande pergunta que se coloca é: Quem Sou Eu?"

domingo, 30 de maio de 2010

1001 Filmes que tenho de ver antes de morrer Pt. 2


93# Modern Times (Tempos Modernos) - 1936

País: E.U.A

Duração: 87 minutos

Realizador: Charles Chaplin

Produtor: Charles Chaplin

Argumento: Charles Chaplin

Música: Charles Chaplin

Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman, Tiny Sandford, Chester Conklin, Hank Mann, Stanley Blystone, Al Ernest Garcia, Richard Alexander, Cecil Reynolds, Mira Mckinney, Murdock MacQuartie, Wilfred Lucas, Edward LeSaint, Fred Malatesta

Sinopse: Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar. (http://www.interfilmes.com/filme_14571_Tempos.Modernos-(Modern.Times).html)

Reflexão: Tive a oportunidade de ver este filme na aula de História do 11ºano no âmbito da matéria da Revolução Industrial. Este filme faz uma crítica brutal à rotina de um operário e à sua vida monótona. É realmente um clássico de Chaplin, sendo um filme divertido e muito carinhoso principalmente graças às suas expressões e a forma como ele próprio lida com a sua vida. É um filme que retrata temas bastante actuais no século XXI como a ansiedade, o stress, a pobreza, as desigualdades economicas assim como a intolerância política. É uma critica fugaz ao mundo moderno onde as máquinas controlam tudo.

Aconselho o filme para quem gosta da Era Industrial e para quem, de uma forma simples e divertida, quer rever o cinema mudo.

Não está na minha lista de favoritos mas é com certeza um filme a não perder. Quando se pensava que o filme mudo estava terminado, volta Chaplin e a sua personagem, para dar vida a este delicioso filme!

Para mais informações e curiosidades visita o site: http://www.imdb.com/title/tt0027977/

Trailer:

Sem comentários:

Enviar um comentário